24/07/2006

Guerra do DVD entre Sony e Toshiba

Sony e Toshiba travaram uma guerra pela nova geração de DVD: as duas empresas estão fazendo o possível para ficar com o poder do mercado da nova geração de DVD.

O Blu-ray, desenvolvido pela Sony, tem uma capacidade de armazenamento superior ao HD-DVD da Toshiba e tem mais potencialidades interactivas, que o tornam apetecível para a indústria dos jogos (por exemplo a Playstation) e o cinema de animação.

O HD-DVD, por outro lado, é essencialmente um upgrade do DVD, com custos de produção baixos e é apoiado pela indústria do cinema convencional e a do software de baixa qualidade como a Microsoft.

Quase que imediatamente após o lançamento, a Toshiba foi acusada de vender aparelhos mais baratos que o custo de produção, para apostar no mercado e evitar o sucesso do formato concorrente.

A batalha faz lembrar a disputa entre o video Betamax desenvolvido pela Sony para combater o VHS, lançado pela JVC, a meados da década dos 70. Na altura, o mercado de vídeos domésticos ficou dividido em dois. Apesar da superioridade tecnológica do Betamax da Sony, o VHS acabou por ser desde os anos 80 o formato dominante, em parte devido às dificuldades da Sony em licenciar a sua tecnologia.