6 de ago. de 2006

Vale a pena estudar?

De um ponto de vista colectivo, existe uma relação entre a formação académica e o desenvolvimento económico de um país, mas a relação está longe de ser 1:1.

De um ponto de vista individual, qual é a rendibilidade deste investimento? que diferença fará dentro de 20 anos terminar ou não terminar um curso universitário agora?

Para mim, a principal razão para estudar mais é o facto de isso nos proporcionar uma boa base para aprendermos a pensar mais claramente sobre um vasto leque de assuntos. Além disso o conhecimento dá imenso prazer. Vale a pena estudar mas o que não vale a pena é estudar e deixar de lado família, amigos e actividades culturais em nome de uma posição melhor na sociedade.

Afinal a ideia de estudar é ser uma pessoa mais completa e mais feliz.

5 comentarios:

  1. É preciso encontrar momentos de lazer. Como tudo em excesso, estudar demais também atrapalha e cria nerds.

    ResponderEliminar
  2. Ademais do texto, gustoume moito a elección das imaxes.

    ResponderEliminar
  3. Alégrome de que este post fose un suceso.

    ResponderEliminar
  4. tambem axo k estudar é um enorme prazer; e embora família e amigos sejam extremamente importantes axo k as vezes é necessario alguns sacrifícios para conseguir ir mais longe!!

    ResponderEliminar
  5. tenho muita pena de kem, por um motivo ou por outro, foi obrigado a deixar de estudar! tenho uma amiga k nem completou o ensino fundamental (parou na 5ª serie). Sei k ela perdeu muito com ixo...

    ResponderEliminar